O poder do elogio – Faça na dose certa para ajudar alguém

A falta de elogio ou o excesso de críticas pode causar um desequilíbrio emocional na vida das pessoas. Como anda esse equilíbrio?

Quando algo sai diferente do que esperávamos, é muito comum e instintivo criticarmos. Criticamos geralmente com tanta força algo que é somente um deslize e esquecemos que direcionar um pequeno elogio para várias outras coisas boas que nós ou as pessoas em nossa volta conquistamos.

A falta de elogio ou o excesso de críticas pode causar um desequilíbrio emocional na vida das pessoas. Quando falamos de desiquilíbrio emocional, estamos falando que baixa autoestima, dificuldade em tomar decisões por conta própria, entre outros.

Pois, a mente já registou que as críticas são mais valorizadas que os acertos, isso faz com que as pessoas se sintam enfraquecidas.

Por que sentimos dificuldade em elogiar e facilidade em criticar? Simples!
É preciso coragem para elogiar alguém, afinal é um ato de confiança em si mesmo e no outro que recebe. Quando elogiamos alguém estamos enaltecendo e muitas vezes colocando a pessoal acima de nós, isso a tornará mais importante e notada.

Se estamos presos no orgulho e até mesmo na baixa autoestima não conseguimos elogiar, então criticamos com facilidade para trazer a pessoa no mesmo nível ou abaixo de nós.

Recomendo o exercício constante de elogiar para fortalecer as relações e até mesmo para facilitar nosso autoconhecimento. O sentimento de desvalorização, julgamento e entre outros negativos que nos assombram podem estar relacionados a falta de elogios, por muitas vezes na infância.

Todos nós merecemos elogios em vários momentos da vida, quando elogiamos verdadeiramente alguém, desperta nessa pessoa a sensação de reconhecimento, pertencimento e acima de tudo bem-estar.

Você já fez um elogio hoje?